Um tempero exótico, com consistência cremosa e sabor adocicado, o alho negro tem sido solicitado em diversos pratos nos restaurantes de São Paulo. Submetido a um processo de fermentação e envelhecimento feito por meio do alho comum, o seu aspecto torna-se diferenciado, passando a ter uma coloração escura e um sabor intenso.
Segundo Gisele Aidamos, gerente do Restaurante La Mamma, localizado na Zona Sul de São Paulo, antes de provar o condimento existe o preconceito por parte de algumas pessoas. “Os clientes ainda têm receio de pedir por ser um ingrediente diferente e não muito conhecido, mas depois que provam, eles passam a pedir sempre”, explica.
A iguaria vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia. Entretanto, o que poucos sabem é que as substâncias desse tempero podem ainda trazer inúmeros benefícios para a saúde. De acordo com o Alho Negro do Sítio, um dos produtores da iguaria, este condimento possui propriedades antioxidantes, que auxiliam na redução do colesterol alto. O alimento tem sido considerado um remédio natural na prevenção de várias doenças, até mesmo o câncer.
É possível se favorecer dos benefícios do condimento através de diversas receitas como pizzas, spaghettis, carnes e até mesmo doces, já que o sabor do alho negro é similar ao de uvas passas. E para complementar o seu cardápio a equipe nutricional do Alho Negro do Sítio, desenvolveu uma receita rápida e fácil e saudável que vale à pena experimentar! Confira!
ATUM COM ALHO NEGRO
- 15 unidades de tomate cereja
- 2 dentes de alho negro
- 2 col. (sopa) de creme de leite light (nata)
- 1/4 de cebola bem picado
- 1/2 enlatado de atum sem óleo
- Cebola, sal, pimenta e salsinha a gosto
Modo de preparo
Corte uma tampinha no tomate cereja, retire a parte de dentro e reserve-os. Descasque o alho negro e com garfo amasse até que se torne uma pasta. Misture a pasta do alho com a nata do creme de leite e os demais ingredientes. Após a mistura pronta, preencha os tomates com a consistência e sirva-os.
http://www.suacorrida.com.br/receitas-2/alho-negro-um-tom-a-mais-para-a-culinaria/
Nenhum comentário:
Postar um comentário